sábado, 16 de julho de 2011

Vermelho - a cor do poder

A cor vermelha tem sido relacionada à muitas coisas: vida, amor, poder e destruição.

Na antiga civilização os tecidos mais caros era da cor vermelha (naqueles dias eles eram chamados "púrpuras"), e eram feitos de um pigmento raro na natureza. Os fenícios mantiveram em segredo o elemento químico (dióxido de estanho) que fazia essa cor. Esse elemento era proveniente das minas célticas.

Os celtas chamavam a peltre* de "breazail" que por sua vez significava "carmesim".

Imperadores romanos, membros da igreja na Era Medieval, Mandarins chineses, monarcas europeus, todos usavam roupas vermelhas como símbolo de poder e nobreza.

Quando Pedro Alvares Cabral chegou ao "novo mundo", ele descobriu que havia muitas árvores cheias de um pigmento vermelho que poderia fazer o império português muito rico com a venda deles.

A árvore foi chamado de "pau-brasil", e o país, e por causa desta árvore, foi chamado posteriormente de Brasil.

Alguns historiadores suspeitam que o nome do país, na verdade venha do celta "breazail", transformando assim o nome do país "carmesim" numa cor quente, nobre e espiritual.

Tudo a ver com o Brasil não acha?

Convido você a observar a relação que bandeiras, brasões, governos, jogos de video-games, filmes, cartoons e todo o resto têm com a cor vermelha.

Não é à toa que eles escolhem essa cor!


Ah, para quem nunca ouviu falar na cor carmesim, trata-se é um tom de vermelho forte, brilhante e profundo, combinado com algum azul, do qual resulta um certo grau de púrpura.

E *peltre é uma liga feita principalmente de estanho, com antimônio, cobre e chumbo.


2 comentários:

Anônimo disse...

púrpura (ou roxo) éra a cor dos imperadores romanos

Anônimo disse...

Aí vem os PeTralhas e emporcalham com a cor.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!