quarta-feira, 6 de julho de 2011

O que torna algumas palavras perigosas?

Palavras são apenas combinações de sons. Mas os pais, professores, líderes religiosos, e os livros sagrados nos ensinam a não dizer algumas dessas combinações. Esta censura torna certas palavras carregadas de emoção. O tabu é normalmente transmitido de geração em geração. Novas palavras são inventadas para tomar o lugar dos proibidos. E às vezes, essas novas palavras tornam-se tabu, também.

Nos últimos 30 anos, tem havido muitas mudanças sociais nos Estados Unidos e no mundo. Palavras tidas antes com tabu são agora muitas vezes aceitas onde nunca foram ouvidas antes: em muitos grupos sociais, entre as mulheres, e na mídia. Mas ainda há lugares onde as palavras não são geralmente bem-vindas: na escola e casas de culto, em escritórios, em reuniões formais e festas de várias idades e sexos, e na presença de pessoas idosas ou crianças.

Quais são os temas tabu para a maioria das pessoas também (incluindo americanos)?

Entre os temas que as não falam em situações formais (exceto no consultório do médico) são:
 
órgãos sexuais de nossos corpos
atividades sexuais
• funções de banheiro
excrementos
coisas nojentas, como vômito e
nariz escolhendo
coisas perturbadoras como o câncer, a morte e o morrer
 
Os americanos também aconselham-se mutuamente evitar discutir religião, política e questões raciais, pois estes podem levar a discussões sérias relacionadas a diferenças de opinião.

Que palavras são tabu?
 
três tipos de palavras tabu: obscenidades, blasfêmias e insultos.
Obscenidades são palavras vulgares para partes
sexuais do corpo, atos sexuais e excrementos. A algumas centenas de anos atrás, estas palavras eram usadas livremente, e não eram tabu.

Blasfêmia é a linguagem que os ensinamentos religiosos dizem que é tabu. Estas palavras podem ser usadas em um contexto religioso, mas não por outras razões.

Insultos são palavras relacionadas a nacionalidade
ou raça de alguém.
Algumas palavras para os grupos raciais ou nacionais estão entre as palavras mais perigosas na língua.
 

Por que esses temas e palavras são considerados tabu em os EUA?

Tabus têm início (e em alguns casos, finais). Em algum ponto da história, um grupo de pessoas declararam que uma palavra ou um tema era um tabu. Se o grupo era influente, o tabu foi divulgado e transmitido para o resto da sociedade.
Nesta sociedade falante de Inglês isso começou no início dos anos 1600.

Imigrantes da Inglaterra vieram para a América para ter liberdade de praticar sua própria forma de religião. Esses puritanos, separatistas, e outros cristãos fundamentalistas tinham idéias muito rígidas sobre o sexo:

O sexo era para a criação de filhos. Sexo por outras razões era um pecado (um crime contra Deus). As igrejas ensinaram que qualquer coisa que lembrou as pessoas do sexo devem ser cobertos, tanto de seus olhos e de seus ouvidos. As palavras que as pessoas usadas para atos físicos tornou-se tabu.

Hoje, quase 400 anos depois, os americanos ainda são influenciados por esse início da história. De forma geral, os americanos são o povo mais puritano do mundo quando se trata de falar de corpos nus, sexo e atividades no banheiro. Estes tópicos os deixam extremamente desconfortáveis.
 

A Bíblia é o livro sagrado cristão. Parte dela é baseada em escrituras judaicas. Ela ensina que Deus proíbe as pessoas de dizer seu nome "em vão" ou por um motivo inútil. É um pecado para blasfemar-insultar Deus.  

América teve uma longa história de relações raciais cruel. De 1619 a 1863, muitos fazendeiros brancos (especialmente nos estados do sul) mantiveram os africanos como escravos. Os escravos foram libertados depois de uma sangrenta guerra civil entre o norte e o sul. Cem anos após a guerra, as pessoas negras estam apenas começando a ganhar todos os direitos civis, incluindo o direito de voto em todos os estados.
 

Durante o mesmo tempo, os nativos americanos (índios) perderam muitas batalhas com os americanos e com o governo dos EUA. Suas populações morreram de doenças e fome, bem como na batalha.

Relações entre o branco e o preto, e o branco e vermelho, as raças enfim, têm melhorado, no entanto, existem ainda muitas áreas sensíveis, de desconfiança e antipatia. Muitos dos nomes que as pessoas chamam as pessoas de outro grupo são depreciativos e ofensivos. Os termos são um tabu entre as pessoas atenciosas que não querem machucar os outros. A palavra "nigger" lembra grande crueldade e opressão. Entre as pessoas brancas, talvez seja a palavra mais tabu em Inglês Americano.
 
Pessoas de muitos grupos étnicos emigraram para os Estados Unidos. Grupos que não entendiam uns aos outros por causa dos idiomas diferentes. Muitos dos nomes que as pessoas em um grupo chamam os outros grupos são depreciativas.
 

Pessoas que são diferentes das pessoas no poder, muitas vezes têm menos direitos e menos oportunidades sociais. Além de pessoas de outras raças, isso inclui: mulheres, homossexuais, deficientes, pessoas com diferentes características físicas, as crianças, os idosos, as pessoas gordas, baixinhos, anões e pobres. Muitos dos nomes para eles são aviltantes.

Qual é o poder das palavras-tabu?
 
Quando uma palavra não pode ser dita, na mais ordinária situação cotidiana (empresa, escola ou família), ela adquire um poder especial e misterioso. Adolescentes usam palavras tabu que parecem "cool" para se rebelar contra os pais e as regras da escola. Gritando uma ou duas palavra tabu ajuda as pessoas a expressar dor e liberar a raiva.
Homens usam as palavras tabu social para criar laços de amizade. Os apaixonados usam termos sexuais para estimular a paixão, e os comediantes usam todos os tipos de palavras tabu para fazer as pessoas rirem.

Por que há tantas palavras para o sexo e outros tabus?

Tudo o que é tabu desperta interesse. As pessoas gastam uma boa quantidade de tempo pensando e falando sobre coisas tabu. Em muitos casos, eufemismos (palavras educadas) e gírias (inteligentes, palavras "off-color", vulgares) são substituídos por palavras tabu. Há apenas uma palavra comum para ombro, joelho ou cotovelo. Mas há centenas de palavras para cada uma das nossas partes sexuais do corpo.

Como posso reconhecer que uma palavra é perigosa ou tabu?

Você não pode, a menos que alguém lhe diga.

E se eu usar as palavras tabu sem saber?
 
Um bom amigo irá avisá-lo e explicar. Se você está entre estranhos, alguns vão sorrir. Você se tornará em uma história engraçada para contar aos amigos. 

Outros podem pensar que você é ignorante, de classe baixa, insensível, imoral, mesquinho ou rude.
Isso pode ser perigoso. Pessoas já foram mortas por terem dito insultos, calúnias, linguagem chula com (e até mesmo sem) raiva. Dizer a palavra errada no momento errado pode realmente ser muito perigoso.




0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!