quarta-feira, 20 de julho de 2011

A Magia do Castelo de Blarney na Irlanda


Uma pergunta rápida: o que Sir Winston Churchill e Sir Michael Jackson têm em comum? Resposta: tanto um quanto já o outro beijaram a Pedra de Blarney no Castelo de Blarney, no Condado de Cork, na Irlanda. 

Churchill fez isso em 1911, enquanto Jackson, mais recentemente, em 2007. Em ambos os casos, eles tiveram de se pendurar para fora da torre medieval, enquanto outra pessoa segurava suas pernas! 

A Pedra de Blarney faz parte das lendas encantadoras da Irlanda. Diz-se ter sido o "Travesseiro de Jacó" mencionado na Bíblia e de ter sido levada para a Irlanda por Jeremias, o Profeta. 

De acordo com outro conto, McCarthy, proprietário do castelo, a pedra mágica foi dada por uma bruxa a quem o tinha salvo de um afogamento. 

Sinto muito, Sua Majestade...

Os McCarthys ainda eram proprietários do castelo no século XVI, quando os ingleses conquistaram a Irlanda. Rainha Elizabeth I enviou o conde de Leicester para negociar a tomada do castelo, mas McCarthy continuou a postergar, convidando o Conde para banquetes. 
A rainha, furiosa, acabou por dispensar as informações do Conde deveras suas procrastinações, concluindo então que era "tudo papo furado": 

Dizem que se você beijar a Pedra de Blarney lhe será dado o poder da eloqüência. Certamente funcionou para Churchill, cujos empolgantes discursos no rádio inspiraram o povo da Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial, mas no caso de Jackson, talvez, isso ainda está para ser decidido. 

O turismo por lá aumentou muito desde o final do século 19, onde, por threepence (uma moeda de bronze pequena espessura utilizada na Grã-Bretanha até 1971 que valia três moedas de um centavo), você poderia sair no bonde de Muskerry até Cork e dar uma voltinha pelo castelo. 

E, mais tarde, começou um novo periodo de popularidade  neste local, e como atração turística, de fato, apenas no final dos anos 60. Nesta época este local tinha a visita de 35 mil pessoas e, agora, no ano passado, foram mais de 500 mil visitas, o que é extraordinário para uma fortaleza do século XV! 

Fama

Na verdade, a Pedra de Blarney é um fenômeno internacional. 
Se você procurar por "Blarney" no Dicionário Oxford, lá estará escrito: "a arte de influenciar ou persuadir (alguém) usando charme e bajulação agradável." 

Então aos poucos isso acabou se incorporando à lingua inglesa. As pessoas dizem por lá: "É tudo blarney". Uma maneira bastante agradável de dizer que a pessoa realmente não quis dizer que disse. E isso te manda de volta na história.

Talvez para onde quer que você vá, certamente há 10 anos, o único lugar que se tinha ciência disso na Irlanda era em Blarney.

Hoje isso é um ícone do turismo irlandês e também está no livro: mil lugares que você deve ver antes de morrer . 

(Verdade!) Fatos sobre Blarney

• Castelo de Blarney é o terceiro castelo construído naquele local. O primeiro foi construído no século X e era feito de madeira.

• Os visitantes do castelo também pode visitar Casa Blarney e o lago Blarney, jardins e bosques, calabouços, masmorras, muretas de vigia e o "The Rock Close" (engloba um conjunto megalítico em que as pedras permanecem posicionadas uma acima da outra).

• Aldeia Blarney é de oito quilômetros a noroeste da cidade de Cork, no sul da Irlanda. O castelo está aberto todos os dias, exceto véspera de Natal e dia de Natal.






0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!